A Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013, e proporciona a formação continuada de professore/as indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Em abril de 2025 foi instituída a Portaria SECADI/MEC Nº 37 que regulamenta a Ação Saberes Indígenas na Escola, e define as diretrizes complementares para a sua implementação, além de instituir a Rede de Colaboração da Ação Saberes Indígenas na Escola - ReCo-ASIE.
A Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’ da rede UFG/UFMA/UFT/UNEMAT tem concentrado seu esforço em abrir espaço para a formação continuada de professores e professoras indígenas de acordo com as demandas das comunidades e povos indígenas. Uma formação continuada para adentrar em outros mundos e em outros tipos de ensino ou processos formativos, capacitando-se, assim, para fazerem o conhecimento fluir em bases intraculturais, interculturais e pluriepistêmicas.
O Núcleo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) atua junto aos povos indígenas Krahô-Kanela, Panhĩ-Apinajé, Akwẽ-Xerente e Mẽhĩ-Krahô. A ação "Saberes indígenas na Escola", na edição de 2024, ofertou curso de formação continuada a 80 (oitenta) professore/as indígenas e 10 (dez) orientadore/as de estudos.
As ações de formação continuada coordenadas pelo NEAI/UFT consistem em reconhecer a importância dos processos próprios de ensino e aprendizagem para as práticas pedagógicas e produção de material didático voltadas para letramento e numeramento nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas indígenas.
Nessas intervenções formativas procurava-se trabalhar a autonomia pedagógica ao priorizar processos próprios de ensino- aprendizagem não restritos às práticas escolares, contribuindo para que o/as professore/as indígenas reflitam sobre a produção de material didático e pedagógico referente ao letramento e alfabetização.