Projeto e Equipe

Participantes do projeto

O Projeto

A Ação Saberes Indígenas na Escola – ASIE integra o Eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais, instituído pela Portaria MEC nº 1.062, de 30 de outubro de 2013, e proporciona a formação continuada de professore/as indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Em abril de 2025 foi instituída a Portaria SECADI/MEC Nº 37 que regulamenta a Ação Saberes Indígenas na Escola, e define as diretrizes complementares para a sua implementação, além de instituir a Rede de Colaboração da Ação Saberes Indígenas na Escola - ReCo-ASIE.

A Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’ da rede UFG/UFMA/UFT/UNEMAT tem concentrado seu esforço em abrir espaço para a formação continuada de professores e professoras indígenas de acordo com as demandas das comunidades e povos indígenas. Uma formação continuada para adentrar em outros mundos e em outros tipos de ensino ou processos formativos, capacitando-se, assim, para fazerem o conhecimento fluir em bases intraculturais, interculturais e pluriepistêmicas.

Objetivos

  1. Oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas;
  2. Oferecer subsídios para a elaboração de currículos, definição de metodologias de ensino e aprendizagem e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas;
  3. Fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena de cada povo.

Atuação

O Núcleo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) atua junto aos povos indígenas Krahô-Kanela, Panhĩ-Apinajé, Akwẽ-Xerente e Mẽhĩ-Krahô. A ação "Saberes indígenas na Escola", na edição de 2024, ofertou curso de formação continuada a 80 (oitenta) professore/as indígenas e 10 (dez) orientadore/as de estudos.

As ações de formação continuada coordenadas pelo NEAI/UFT consistem em reconhecer a importância dos processos próprios de ensino e aprendizagem para as práticas pedagógicas e produção de material didático voltadas para letramento e numeramento nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas indígenas.

Nessas intervenções formativas procurava-se trabalhar a autonomia pedagógica ao priorizar processos próprios de ensino- aprendizagem não restritos às práticas escolares, contribuindo para que o/as professore/as indígenas reflitam sobre a produção de material didático e pedagógico referente ao letramento e alfabetização.

Equipe Mẽhĩ-Krahô (2023/2024)

Coordenador Geral UFT

  • Odilon Rodrigues de Morais Neto (2024)
  • Odair Giraldin (2022/23)

Co-coordenador indígena

  • Odílio Pêhà Krahô

Coordenadora artística-pedagógica

  • Aia Oro Iara

Professore(as) formadore(a)s

  • Aia Oro Iara
  • André Demarchi
  • Suiá Omim
  • Diogo Goltara
  • Domingos Kàjre Krahô
  • Odílio Pêhà Krahô
  • Lígia Raquel Rodrigues Soares
  • Odilon Rodrigues de Morais Neto

Orientadore(a)s de Estudos

  • Creuza Prumkwỳj Krahô
  • Edivaldo Wakê Krahô
  • Gregório Huhtê Krahô
  • Ivo Krahô
  • João Pedro Kawàr Krahô

Supervisora

  • Maria do Carmo Pereira dos Santos

Animação Gráfica

  • Rafael Naufel

Responsável pela Plataforma Digital

  • Micael Carlesso